sábado, 4 de fevereiro de 2023

Ela e Eu (Semana da Rainha do Mar Sagrado)




Passava os dias ali, quieto (a) , no meio de coisas miúdas. E me encantei.

(Manoel de Barros)





Ela e eu a sós, num Aconchego de ternura.
A Rainha do Mar me acalma, com brandura.
Ele, eu a sós, numa toda Delicadeza de alma
Onde minha tristeza nas tuas águas acalma.

O mar, eu e a mãe somos um, uma cor,
Imbuídas do mesmo teor, do mesmo amor.
Odoyá, minha Rainha da pura água sagrada,
Companheira de toda uma vida consagrada.

Lava o mal feito para não deixar retornar
Ao maldizente, leva ao fundo do teu mar.
Só me acalma, ó, minha doce majestade,
Não quero retribuir a ação de ruindade.






Eu quero ser feliz também navegar nas águas do teu mar. Desejar para tudo que vem: flores brancas, paz, Iemanjá.
(Natiruts)


Salve Iemanjá, Odoyá!



4 comentários:

  1. Mais uma bela poesia e homenagem à rainha do mar...
    E a abertura de Manoel Barros que adoro!
    Tudo lindo!
    Ótimo fds, tudo de bom, beijos ,chica

    ResponderExcluir
  2. Encantamento total para fechar uma semana iluminada e perfumada pela rainha do gigante azul.
    Bela inspiração.
    Beijo e paz no coração.

    ResponderExcluir
  3. A Rainha do mar, tão festejada aí, no meu querido Brasil. Não a temos aqui em Portugal, mas, em vários locais piscatórias se homenageia o mar com várias festas, como por exemplo o Sr dos Navegantes, a Sra da Guia e tantas outras, todas elas, no Verão, com bonitas procissões e fogos de artificio. Cada país com a sua cultura, com as suas devoções. Muito lindos estes teus posts dedicados a Iemanjá. Um beijinho, Rosélia e um bom fim de semana, com saúde e sempre com o mar por perto
    Emilia

    ResponderExcluir
  4. Querida Rosélia
    Mais uma publicação perfeita nesta semana da Rainha do Mar. Manoel de Barros a abrir o post e a seguir o seu belo poema "Ela e eu", numa entrega total de devoção: "A Rainha do Mar me a alma, com brandura".
    Uma comemoração maravilhosa.
    Muita saúde, minha amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir

Elegância nos Detalhes

" O mar abrange sete décimos do globo terrestre. Sua respiração é pura e saudável. É um imenso deserto, onde o homem nunca está sozinho...