segunda-feira, 28 de outubro de 2024

No Mar da Vida

                                                















Uma iniciativa da amiga Chica

♥Botando a cabeça pra funcionar 30 ♥


Há tanto encanto neste mar,

Nem sei por onde começar...
No doce mistério, há magia,
Mar azul só me traz alegria.

Fecho meus olhos a meditar...
Não há como não me deliciar,
É tudo tão belo, me vejo junto,
Tudo formoso em seu conjunto!

Em mares, navego há anos...
Sinto odor do mar, encantos.
O coração se torna azulado,
Meu eu fica mais encantado.

Deus, ao criar o belo mundo,
Enamorado, feliz devia estar,
Nesta criação, exala ternura,
Para mim, prima formosura.

Chica, não  tem como não amar o grande presente divino.

Tanto de dia como à noite,
fico a contemplar a beleza.
Faz-me suspirar a natureza
do Criador no meu pernoite.




sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Sabedoria de Mar

 



"O que sabemos é uma gota; o  que ignoramos é um oceano."







Cosmologia Baiana


Mãe d'água

Ela é  múltipla,

Está  presente 
Na minha precisão... 

Sugere que eu vaja ...

Eu preciso fazer a minha parte. 

Ela não vai me dar colinho fácil e moleza.

Como ondas... 
O que for foi... 
Não retorna  mais...

Expõe-me ao acaso...

Deixa a experiência acontecer ...

Não me impõe ao lugar estável...










sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Barcos e Braço de Mar


"Há mulheres que trazem o mar nos olhos
Não pela cor
Mas pela vastidão da alma
E trazem a poesia nos dedos e nos sorrisos
Ficam para além do tempo
Como se a maré nunca as levasse
Da praia onde foram felizes.

Há mulheres que trazem o mar nos olhos
Pela grandeza da imensidão da alma
Pelo infinito  modo como abarcam as coisas 
e os Homens...
Há mulheres que são maré  em noites de tardes 
e calma. "



"Quando o mar está calmo, qualquer barco navega bem."








Nas areias douradas e águas cristalinas, vou vivendo meus dias com esperanças.



                                                    Barcos me lembram o mar,

Estou sempre a bem remar,
Gosto muito de navegar...
Se vejo um barco ancorar,
Ponho-me logo a fotografar.

Vislumbro  meu azul do  mar,
Registro logo percepção anil,
Não há mais belo do que  olhar
 O que percebo no  coração sutil 
A meditar num deslumbre sagrado.



terça-feira, 8 de outubro de 2024

Paraíso Florido

 


O coração do homem é muito parecido com o mar, ele tem suas tempestades, suas marés e suas profundezas; ele tem suas pérolas também.

Vincent Van Gogh











O desafio é simples...

Vamos falar de horas mágicas, do que nos despojamos, do que reinventamos...

O que é vazio, o que é ilusão....

As palavras chave a considerar: horizonte, ondas e cor do mar, mágica...

Iniciativa da amiga Marta Vinhais

Num lugar encantado vim morar já por duas vezes,
De um lado da cidade, do outro, a escolher o melhor.
Por aqui, ainda não encontrei amargor nem reveses,
Contemplo a linha do horizonte, só sinto puro amor.

No vaivém das ondas, alegro todos meus dias, magia
É  viver num paraíso cheio de horas mágicas, alegria. 
Por aqui, me reinvento sempre, me despojo de dores,
Aqui, ficarei até Deus permitir, não tenho dissabores. 

Não tem como ter vazio,  contemplando o mar azul,
Ele é  meu paraíso, caminho num passe de mágica,
É  o lugar mais lindo do meu Estado de Norte so Sul.
Ondas vão, ondas vêm,  eu contemplo, faço ginástica. 

Há  algo muito atraente,  a cor do meu sagrado mar, 
Azul ou verde não importa,  é  um espetáculo a amar.
A mágica acontece em meu coração ansioso de amor,
Não sinto vontade de te deixar, paraíso cheio de flor.

🏖

Aqui não tem ilusão... é pura Manifestação Divina.
Vazio? As ondas do mar sagrado levam para longe...
Guarapari me acolheu com carinho e eu lhe sou grata. 



sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Meu Mar Azul

 


Deve existir algo estranhamente sagrado no sal: está em nossas lágrimas e no mar.
(Khalil Gibran)








Mar Azul, meu doce viver,

Vislumbro bem querer...

Na exorbitância, se Deus quiser! 

Na afluência do eu mulher,

No acúmulo do meu rosicler,

Na fartura de Amor, se puder.

Na série bonita de ser,

Na quantidade inexata de poder,

Na dimensão do bem-querer,

Dá-me todo Bonito Prazer!










terça-feira, 24 de setembro de 2024

Cidade Saúde













133 anos de muita saúde aos moradores com as areias monaziticas. 

O mar beijando a areia
O céu e a lua cheia
Que cai no mar
Que abraça a areia
Que mostra o céu
E a lua cheia
Que prateia os cabelos do meu .
(Sophia de Melo)




Alguém sem restrições, sem limitações. 
Solto que nem "pum" em bombacha." *

Uma iniciativa da amiga Chica.




Eliana gostava de liberdade interior e a praia acentuava tal estado de espírito. 
Caminhava calmamente pela orla encantada.  
Prestava atenção a todos os mínimos detalhes ao redor. Era motivo de celebrar cada dia que amanhecia.
Com roupas leves, ela se sentia confortável   bem solta que nem "pum" em bombacha, como dizem os gaúchos. 
Era tanto a admirar na sua linda  cidade do coração que a adotou por filha da terra.

Sua cidade era pura liberdade e os poetas por aqui encontram refúgio seguro.
Nada melhor do que se saber solta de amarras de "riquifis" de toda sorte.
Como é bom ser leve e estar desimpedida de tudo que nos prenda na vida.









 

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Viver na Capa da Gaita?

 


"É um pássaro, uma rosa,

é o mar que me acorda?
Pássaro , rosa ou mar,
tudo é ardor, tudo é amor.
Acordar é ser rosa na rosa
canto na ave, água no mar."
















Uma iniciativa da amiga Chica


 

 Tá só a capa da gaita


Há barcos e barcos...
Praias e praias...
Mares e mares....
Pessoas e pessoas...
Turistas e turistas...

Há pessoas que passeiam pelas cidades balneárias com vontade de adentrar no espírito do lugar.
Já outras, andam  a esmo...
Um ou outro "tá só  a capa da gaita" mesmo...
Não se envolve com o modo de ser do povo, com os costumes e apronta todas, sem respeito algum por nada nem por ninguém.
No verão, então, sai de baixo, tudo vira brincadeira...
Seria bom que fosse por puro bom humor. Aí sim teria desculpa.
Vale a pena descontrair, desopilar o fígado, relaxar, brincar.
Se tivermos o compromisso de não ficarmos descompromissados com o cuidado com o arrebol, sobretudo.




Singrar e Descansar

  Participo da iniciativa DAQUI   da Nuria. No mar da vida,  Estou a remar,  Com perspectiva  De sempre melhorar. No mar da vida, Contemplo ...