quinta-feira, 20 de junho de 2024

O Mar me Segredou (Chica)




"Oh! Adoro o Mar- disse leão.

Não lhe parece - replicou madame Bovary - que o espírito voga mais livremente nessa extensão sem limites, cuja contemplação nos eleva a alma e proporcionará ideias de infinito de ideal?"


O Mar me Segredou

 

Caminhava serenamente, devagar,

Ouvi a voz do vento a me chamar.

Olhei para um lado e para o outro,

Vi a marola calma, estava noutro.

 

Senti, devia me sentar nas pedras,

Obedeci ao meu sentido. Atentei

O mar me falar das suas tristezas,

Ele chorava em lágrimas. Observei.

 

Ele não queria ficar bravo, afogar

Ninguém. Lamentava displicência,

Bandeira vermelha era a lamentar,

Tirava brilho da sua leal serventia.

 

Eu acariciei suas ondas suaves, sofri,

Afaguei suas mágoas, silêncio, o ouvi.

Entendi sua dor, o mar queria alegrar,

Nunca deseja a vida de alguém tirar. 

 


 ESGUALEPADO

Algo ou alguém que está em condições precárias... cansado, mal cuidado..


Iniciativa da amiga Chica 


O mar é  também meu lar...

Se o vejo ESGUALEPADO,  fico tristonha. 

Precisamos cuidar da natureza como um todo. 

Tudo que não cuidamos, perece...

Com o mar, não é diferente. 

Jogamos lixos e, depois, reclamamos que as águas estão sujas.

Quando pequena, ia a uma praia limpinha  que já não é  própria para banho atualmente.

Assim se dá com animais,  pessoas, objetos... ESGUALEPADOS, não subsistem. 




5 comentários:

  1. Roselia, que linda poesia do segredoi do mar...Ele não quer nos fazer nada de mal, apenas não é respeitado.Adorei a associação que fizeste...Mar esgualepado dá dó ver! Ninguém merece, nem ele! Obrigadão! beijos, lindo dia, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Querida Roselia, que lindo chegar aqui ver a sua poesia do Segredo do Mar, a canção do Caribó e uma obra linda da Chica.
    Eu também ando bem triste com o lixo que jogam no mar...Caminhando na areia da praia de Camburi, dia desses, deparei-me com restos de móveis, peças de carro e coisas ainda piores...As tartarugas estão morrendo com a quantidade de plástico jogada ao mar... Praias antes acessíveis, hoje se encontram impróprias para banho...Uma pena , pobre Mar Sagrado, pobre natureza...
    Querida, desejo um lindo final de semana amiga!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, estou participando de um desafio da Chica, mas tudo que escrevi é da minha autoria...
      Seja sempre bem-vinda!
      Beijinhos

      Excluir
    2. Que lindo querida, essas iniciativas de fazer poesias e a interação nos blogs é fantástica!! Parabéns por mais essa linda obra! Beijos!! :)))

      Excluir
  3. Uma conversa com o gigante é sempre uma maravilhosa emoção.
    É preciso saber ouvi-lo e saber o quanto tem sido maltratado pelo homem na sua fúria destruidora de toda a natureza.
    Bela construção e grito perfeito ao mar.
    Bjs e paz.

    ResponderExcluir

Meu Mar Azul

  Deve existir algo estranhamente sagrado no sal: está em nossas lágrimas e no mar. (Khalil Gibran) Mar Azul, meu doce viver, Vislumbro bem ...