terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Praia Chama Apetite, Cuidado! (Tautograma)

 



Participo da iniciativa da amiga Gracita




Comer Compulsivamente

 

Crepioca,

Como com vontade.

 

Capeletti, canelone, 

Como com gosto. 

 

Cocada crocante 

Como com atitude.

 

Carne cosida 

Como com moderação.

 

Cada comida combina 

Com criteriosa compostura.

 

Calculo chegar consumo comedido

Com cuidado concebido

 

Chegou culpa?...

Contrario compulsão.

 

Convém comedimento cerimonioso,

Continência cabe com cautela.



Pão doce, rabanadas, pudim de queijo, cheesecake de frutas vermelhas.
Alimentando as formiguinhas na virada do ano... Hum!




segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Brincar em 2025


Botando a cabeça pra funcionar 1 


 A imagem da semana é essa:





Uma iniciativa da amiga Chica 

Pitico  era um gatinho manso. 
Gostava de passear  alegremente pelos jardins e muros da vizinhança do lindo lugar. 
Miava feliz ao perceber o desabrochar das mimosas.
Vez por outra, parava esticava seu corpinho esbelto.
Caninhava numa elegância descomunal. 
Quem disse que animais não têm sensibilidade?
Ledo engano!
Sua dona, a senhora Rosinha,  já  bem idosa, não podia sair com ele para dar uma voltinha.
Sendo assim, permitia que ele saísse pois tinha certeza de que ele voltaria.
O carinho que ela lhe doava era fora de série, não seria tratado tão  bem por mais ninguém.
Ambos  tinham certeza do amor recíproco. 
Ela nunca o abandonou.
Ele jamais o faria. 
Amor com amor se paga.
.

Participando da iniciativa da amiga Mari 

1 imagem 14o caracteres. 578

Dormir bem saudável, 
Com paz de espírito, 
Requer harmonia amável,
Também coração contrito.






domingo, 22 de dezembro de 2024

Natureza Alviverde X

            

Imagem para inspiração:

1 imagem 1 trova 51

 Uma iniciativa da amiga Lúcia

Estivemos bem juntinhos da natureza nos últimos dias, tanto na Serra como no mar.



 Mundo seria sem verde 

Um tonel vazio sem vinho. 

Natureza alviverde 

Faz sonhar um bocadinho.




















quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Inutilidades no mar

 













Uma palavra e um conto

 Uma iniciativa da amiga Norma 


Jaqueline gostava de passar pela orla da linda praia onde morava há alguns anos. 
Quando pode ter o mar por perto,  quis logo aproveitar tudo  que podia. 
Via o pessoal carregando tralhas de um lado para o outro. Cheios de apetrechos, ocupavam a areia e, no final da estadia, tinham que carregar de volta toda tralha.
Será que se davam conta das inutilidades que levavam?
E o lixo que deixavam para trás?
Santo Deus, que absurdo!
Praia é  para contemplar,  mergulhar e saborear.
De inutilidades,  o mundo anda cheio.
Haja visto a situação do Planeta. 




terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Dou Volta por Cima


 

Imagem para inspiração

Uma iniciativa da amiga Lúcia 


 

 

1 imagem 1 trova 50



Sim, "comigo ninguém pode",

Cresço,  sou forte, aprumo.

Alguém me ergue, me sacode,

Dou volta por cima, rumo.

 (*nome da planta acima)

 

Participando também da iniciativa da amiga Mari

1 imagem 140 caracteres



Alimentos  compartilhados, 
boa maneira de se fazer amigos.
Requer desapego de se viver só,
precisamos tirar da solidão o pó.





Após maratona de médicos e exames,
Nada como partilhar bons momentos. 
Um deles é  uma boa refeição, manjares,
Faz parte da interação nos movimentos.






domingo, 15 de dezembro de 2024

Com Razão

 


Uma iniciativa da amiga Chica




Montado na razão, não se precisa de espora.

Rosângela caminhava pela praia assiduamente. 

Não conseguia um dia sequer ficar longe do seu amado mar.

Era como uma insulina.

Algumas pessoas idosas não aguentavam caminhar se fazia tempo ruim, se pingos de chuviscos se insinuavam... se a artrose dava o ar da graça e outros motivos mais. Alguns justificáveis e outros nem tanto...

O que ela tinha absoluta certeza era os efeitos diários que repercutiram a longo prazo  na sua saúde.

Montada na razão, não se precisa de esporas,  continuava ela seu percurso cotidiano.

Ficar em casa sentada não dá,  pensava sabiamente.

Há que se movimentar e só se sentar para escrever,  fazer suas refeições e arrumar a casa, passear... Deitar, só para descansar à  noite. Ai sim, um bom e merecido descanso  de regozijo e refazimento. 

♥ Vamos brincar com a Chica 50 ♥

 


A fé é o telhado da Espiritualidade.





quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Após à Praia: Petiscar e Blogar

 


Caminho eternamente por essas praias. 
Entre a areia e espuma. 
A maré alta apagará minhas pegadas. E o vento soprava a espuma. 
Porém o mar e a praia permanecerão eternamente. 
(Khall Gibran)





Após caminhar, nada com petiscar.
Por falar em petisco, vou participar da iniciativa da amiga Gracita:



Belo Banquete


Bolo banana,

Bem bonito,

Banhado brigadeiro.

 

Bolo banana,

Bem balsâmico,

Benigna boia.

 

Bolo banana,

Bom bocado,

Benfazeja boia.

 

Bolo banana,

Benéfico beliscar,

Boa boca.


Participação 2:


BLOGAR


Bom balançar,

Blindar bolhas.

Boicotar bipolaridades,

Benquistar boas bases.

 

Basta bendizer,

Banir bobeiras,

Banalizar banalidades,

Bombar bondades.

 

Bonificar bem-querer,

Brutalizar? Basta!

Brecar barganhas,

Burlar barbaridades.





Singrar e Descansar

  Participo da iniciativa DAQUI   da Nuria. No mar da vida,  Estou a remar,  Com perspectiva  De sempre melhorar. No mar da vida, Contemplo ...