quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Por Debaixo

(Da net)



                                               Por Debaixo dos Sentimentos

O que há por trás dos sentimentos?
Águas plastificadas me afogam…
Rios, mares me lavam tristezas, medos.

O que há por trás do tapete molhado?
Lágrimas, com odor de plástico,  debulhadas…
Vira, mexe tenho vestes ensopadas.

O que há por trás dos meus mares?
Um mundo de sonhos plastificados…
Por ora todos expressos, embora contidos.

O que há por trás das surpresas?
Desejos lindos elásticos guardados…
Cumprir-se-ão, os desejados, sonhados.

O que há por trás do descortinar?
Novo mundo, cheio arqueáveis encaixes,
Nada de tristeza, só afetuosos enlaces.

O que há por trás de tudo no Universo?
É o Amor moldável no verso, reverso,
Num elo de achados plásticos perdidos.


Participando da iniciativa da amiga Tracy

Plástico  em demasia no Planeta. 
A era do descartável está no ar.
Se fossem só sacolas, já estaríamos contaminados,  mas partiu para os sentimentos que deveriam ser Humanizados e estão plastificados também.


Obrigada, querida Tracy


Participam os amigos:










15 comentários:

  1. Linda poesia ,Roselia e tanto de tudo há por debaixo desse céu azul... Há coisas lindas, maravilhosas, mas tantos sentimentos feitos tal qual as sujeiras na praia, no mar.Pessoas inescxrupulosas que não pensam no amanhã.
    Linda participação ! Uma pena que nenhum dia nas caminhadas ,deixamos de ver sacolas, garrafas plásticas, canudos jogados...Triste! Mas o povo é fooooooooooogo aqui e em qualquer lugar do mundo!


    beijos praianos, chica

    ResponderExcluir
  2. Te agradezco mucho el poema que has fraguado con tus sentimientos, para contra ponerle los dichosos plásticos que inundan todo hay que acabar con ellos por el bien del Planeta y hay que eternizar los sentimientos que son los creadores de vida.
    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou muito grata pelo poema que você criou com seus sentimentos. Para neutralizar os temidos plásticos que inundam tudo, precisamos acabar com eles para o bem do planeta, e precisamos eternizar os sentimentos que são os criadores da vida.
      Beijos

      Excluir
  3. Qué preciosidad, ese universo de sentimientos, espero que ayudemos a terminar con los plásticos... Tú hermoso poema querida amiga Roselia es un canto al amor hacia el planeta. Me gustó mucho. Un abrazo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo esse universo de sentimentos. Espero que ajudemos a acabar com o plástico... Seu lindo poema, minha querida amiga Roselia, é uma canção de amor ao planeta. Adorei. Um grande abraço.

      Excluir
  4. Un precioso poema donde tus sentimientos y emociones están a flor de piel. Concienciar es un deber de todos. Un besazo y nos volvemos a leer . Más besos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um lindo poema onde seus sentimentos e emoções estão à flor da pele. Conscientizar é dever de todos. Um grande beijo e nos vemos em breve. Mais beijos.

      Excluir
  5. Hola amiga, me gusta mucho la poesía que escribiste, realmente es para concientizar sobre la contaminación plástica de los mares, al igual que el video que lo acompaña, muy buena tu propuesta para este reto, un abrazo.
    PATRICIA F.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga, gostei muito da poesia que você escreveu. Ela realmente conscientiza sobre a poluição plástica nos oceanos, assim como o vídeo que a acompanha. Sua proposta para este desafio é muito boa. Abraços.
      PATRICIA F.

      Excluir
  6. Hola Roselia,
    Una preciosa poesía para recordarnos un tema muy triste, entre ellos que junto a algas, corales y peces el plástico es parte del paisaje acuático. y lo pero es que es algo que podemos evitar con un poco de cuidado.
    Un saludo.

    Olá, Roselia,
    Um lindo poema para nos lembrar de um assunto muito triste, incluindo o fato de que, assim como algas, corais e peixes, o plástico faz parte da paisagem aquática. E o pior é que é algo que podemos evitar com um pouco de cuidado.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  7. La forma en que intervenimos en el planeta cada vez resulta más dañina y antinatural. La madre naturaleza quizás pueda revertirse sola, pero llevará mucho tiempo. Un abrazo Roselia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A forma como interagimos com o planeta está se tornando cada vez mais prejudicial e antinatural. A Mãe Natureza pode até conseguir reverter a situação, mas isso levará muito tempo. Um abraço, Roselia.

      Excluir
  8. El tema de la plastificados de los sentimientos es sun más grave que el del plástico en sí.
    La uniformidad y Seepticidad de las actitudes y sentimientos, el egoísmo que triunfa por todos lados, es más grave y tiene peor solución que el de las bolsas de plástico.
    Abrszooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão da plastificação dos sentimentos é ainda mais séria do que a questão do plástico em si.
      A uniformidade e a septicemia de atitudes e sentimentos, o egoísmo que prevalece em todos os lugares, é mais séria e tem solução pior do que a questão das sacolas plásticas.
      Brzzzzzz

      Excluir
  9. Gostei do lado emocional que você trouxe ao tema.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Meus Sentires

Sentires Praianos 5 Participando da Iniciativa da amiga Chica Meu mar sagrado é  local de paz, Ele,  estando eu pertinho, me refaz. Água de ...