sexta-feira, 31 de maio de 2024

Solfejar no Mar

 


"Eu queria poisar uma rosa sobre o mar o meu amor neste silêncio. 

O mar. 

A energia onde o coração ganha a urgência do vento e se faz vida. 

O mar. 

O azul, o verde, o cinzento: a cor do céu. 

As conchas, as pedras, a areia, o sal, a sede, o espanto. 

Escrevo contra o vento, frente ao mar. 

Volúveis, as mãos sondam a salina intimidade das águas. 

O mar. 

O teu, o nosso desassombro. 

Dizemos mar.

E das nossas mãos em concha surge uma gaivota que nos indica o rumo clandestino dos veleiros."

Do livro da Graça Pires.

 




No mar, colho conchinhas, 
Ponho no cesto de flores. 
Entre um veleiro e escunas,
Medito, são belos prazeres.

Protejo-me do sol, me vejo 
Toda pele com trajes leves.
O calor é muito escaldante,
Meu olhar, bem penetrante.

Bom descansar nas pedras,
Ao longe, voejam as aves. 
Eu voo em pensamentos...
No instante junto ao mar.

Quisera todos puderem crer 
Na emoção e leveza do ser,
Ao se deleitar no admirar
O belo manto azul, solfejo.




A querida amiga Teresa Dias lançou um desafio:


Participo aqui

Nenhuma nuvem sombreava o céu azul.
(Machado de Assis)





4 comentários:

  1. Muito lindas a poesia da Graça e a tua!
    Ótimo fds!
    beijos e parabéns pela niver da netinha querida! chica

    ResponderExcluir
  2. Duas homenagens sublimes ao mar, a da Graça e a sua.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Que publicação - azul poético - mais linda!!
    Querida amiga, adorei a surpresa. Obrigada!
    Beijo carinhoso, uma semana azulinha.

    ResponderExcluir
  4. O mar é mesmo a mais linda fonte de inspiração querida Rosélia!
    A poesia da Graça é sublime e a sua é delicada porque tem conchinhas, amo tanto as conchinhas do mar...As recolho para sentir sua energia e depois as devolvo à natureza...É maravilhoso!!
    Beijos e um ótimo feriado amiga, se cuida!

    ResponderExcluir

Meu Mar Azul

  Deve existir algo estranhamente sagrado no sal: está em nossas lágrimas e no mar. (Khalil Gibran) Mar Azul, meu doce viver, Vislumbro bem ...